Zolve, Logística e Transporte, S.A.

A Zolve opera sob a marca Logifrio e é um operador líder de serviços de logística e transporte com temperatura controlada, especializado em produtos alimentares. Com sede em Portugal, a Empresa opera uma rede de 32 plataformas que resulta numa cobertura única da Península Ibérica. Sendo um parceiro fundador da European Food Networks, permite à Logifrio oferecer serviços de importação e exportação em todo o Continente Europeu. Ao longo dos anos, a Empresa tem vindo a combinar os serviços de armazenagem e transporte com serviços de valor acrescentado, o que lhe permite ter um âmbito mais alargado da cadeia de abastecimento com sinergias significativas para os seus clientes.

Mercados de capital

2020

Management Buyout

Em conjunto com dois líderes da gestão da Empresa, Vítor Figueiredo e Manuel Rodríguez, a gestora de Private Equity Vallis Capital Partners acordou com o Grupo multinacional Belga, Greenyard, a aquisição de 100% do capital da Empresa em Portugal, através de um Management buyout (MBO). No âmbito deste processo de alteração da estrutura acionista, foi realizada uma operação completa de rebranding e o nome da Empresa operacional passou a ser Zolve.

2021

Management Buyout

A Zolve acordou com a família García Villalobos a aquisição da Logifrio, uma Empresa dedicada à logística e ao transporte com temperatura controlada de produtos alimentares, em Espanha. Simultaneamente, Alberto Sancho e Rosa Martínez, o Diretor-Geral e o Diretor de Redes da Logifrio, adquiriram uma participação na Zolve, tornando-se a Empresa-mãe de todo o Grupo, para Espanha e Portugal. Este Management buyout foi também apoiada pelo fundo de investimento da Vallis Capital Partners, Vallis Sustainable Investments II FCR.

Principais motivos para um Management Buyout

  • Os gestores líderes reconheceram o valor e o potencial de crescimento da Empresa que estava a ser objecto de um spin-off da Empresa-Mãe e necessitavam dos meios e dos fundos para prosseguir com a aquisição deste negócio.
  • O Management Buyout permitiu à Empresa não só aproximar o seu centro de decisão dos seus principais mercados, mas também aumentar a velocidade do processo de decisão e dotar a Empresa dos meios financeiros necessários para executar uma estratégia de crescimento baseada na centralidade do cliente e no nível de serviço de topo apoiado por infraestruturas físicas e tecnológicas de vanguarda.

” A Logifrio é hoje uma Empresa líder no mercado Ibérico de logística com temperatura controlada de terceiros. Apesar disto, está implementado um plano ambicioso para potenciar o crescimento orgânico e inorgânico que nos permitirá reforçar ainda mais a nossa massa crítica. A combinação de uma atitude de melhoria contínua, com um excelente nível de serviço, serviços de valor acrescentado e experiência do cliente superior, permitirá à Empresa continuar a reforçar os seus fatores-chave de diferenciação.”

Vitor Figueiredo, DIRETOR EXECUTIVO DA Zolve.

Mensagens-chave

A estrutura acionista da Zolve tem evoluído ao longo dos anos, o que proporcionou à Empresa novos pontos fortes e capacidades que levaram ao crescimento da Empresa.

Particularmente, o investimento através do Capital de Risco financiando a equipa de gestão na aquisição da Greenyard Portugal e posteriormente na aquisição da Logifrio permitiu ao grupo tornar-se um líder no mercado Ibérico e concentrar-se na sua forte ambição de crescimento, tanto do ponto de vista orgânico como através de outras possíveis aquisições.

Source: MOB Magazine, Logistica Moderna Magazine, Grande Consumo Magazine, Supply chain Magazine, Greenyard press release, eco.sapo.pt

A informação apresentada é da responsabilidade das respetivas empresas