Última atualização:
Qual o valor acrescentado do financiamento em mercado e porque deve ser considerado como alternativa ou complemento ao financiamento bancário?
Os mercados de capitais (incluindo o capital de risco, fundos de crédito, plataformas de negociação) desempenham um papel importante no apoio ao crescimento económico, uma vez que o financiamento em mercado aumenta a eficiência da estrutura de financiamento da Empresa.
Com recurso a financiamento nos mercados de capitais, como complemento ao financiamento bancário, a sua Empresa pode crescer rapidamente e assumir novos projetos e/ou avançar para uma expansão geográfica, com modelos de financiamento mais flexíveis e eficientes. A estas vantagens acresce um enorme potencial de aumento de notoriedade perante clientes, fornecedores e outros stakeholders. Habitualmente, essa notoriedade é percebida como um compromisso de consistência, rigor e segurança empresarial. No caso de emissão de ações, torna-se possível aumentar os fundos disponíveis conjuntamente com uma diminuição do grau de endividamento, atenuando, assim os impactos negativos, sobre os rácios financeiros e sobre o risco financeiro do negócio, resultantes de deter uma carteira inteiramente composta por financiamento bancário. Além disso, o financiamento em mercado permite o reequilíbrio do risco, melhorando o perfil de risco e dotando as empresas de maior capacidade para gerir a incerteza entre ciclos económicos.
O financiamento nos mercados de capitais é também uma boa opção do ponto de vista ambiental, social e de governo societário (fatores conhecidos pela sigla inglesa “ESG” – Environmental, Social, and Corporate Governance), uma vez que incentiva o alinhamento das políticas das empresas com as melhores práticas de mercado nestas matérias. Os mercados de capitais também podem ser muito adaptáveis às características específicas de cada Empresa e oferecem uma grande flexibilidade em termos de preços e maturidade, bem como o acesso a uma base de investidores mais ampla. Podem também constituir uma fonte de financiamento para projetos de inovação, cujo perfil de risco possa não se enquadrar nos modelos típicos de concessão de crédito bancário. Além disso, com um leque mais alargado de instrumentos de financiamento disponíveis, as empresas beneficiam de mais alternativas de financiamento, os empreendedores conseguem aumentar a liquidez do seu património pessoal, diminuindo o risco, e os investidores no mercado de capitais diversificam as suas carteiras e o risco financeiro. O financiamento nos mercados de capitais desencadeia também um círculo virtuoso entre empreendedores, empresas e investidores.
Para as empresas que procuram financiamento nos mercados de capitais, o processo de planeamento e preparação para o acesso aos mercados de capitais tem benefícios consideráveis, uma vez que o processo em si proporciona à administração da Empresa uma oportunidade para uma reflexão, profunda, acerca da estratégia do negócio, bem como para receber feedback de agentes de mercado com novas perspetivas, o que acaba por estabelecer a base para melhores processos de tomada de decisão. Este feedback será recebido não só durante o processo, mas também após o mesmo, abrindo um canal de comunicação com os stakeholders, incluindo investidores, analistas e os media. Adicionalmente, as estruturas de reporte e de governação das sociedades resultantes da entrada nos mercados de capitais incentivarão uma maior profissionalização, eficiência e transparência, despertando a atenção da parte dos atuais e potenciais novos investidores. Como consequência de uma maior transparência, a imagem e o prestígio da Empresa, a nível nacional e no estrangeiro, serão reforçados, bem como a sua credibilidade junto de clientes, fornecedores, parceiros de negócio e instituições financeiras.
Se gostaria de saber mais acerca do processo de financiamento nos mercados de capitais, como executá-lo com sucesso e como aproveitar as oportunidades acima referidas, o presente, guia, pode ajudá-lo a enfrentar este processo com confiança, gerindo os seus impactos e escolhendo os parceiros certos para o acompanharem neste caminho desafiante. A CMVM está disponível para prestar qualquer esclarecimento que possa necessitar sobre as questões contidas no guia, bem como para o ajudar durante o processo de acesso aos mercados de capitais.
Os mercados de capitais reúnem compradores e vendedores para investir e desinvestir em ações, obrigações e outros ativos financeiros. O financiamento no mercado promove a transformação de ideias em iniciativas empresariais e pequenos negócios em grandes empresas.
Os mercados de capitais evoluíram, sendo que atualmente oferecem uma vasta gama de produtos adequados às diferentes necessidades das empresas, proporcionando simultaneamente transparência, segurança e confiança para todos os participantes e melhorando a liquidez de todos os produtos comercializados.
As suas principais funções são:
Financiar a economia
Os mercados de capitais oferecem uma disponibilidade contínua de fundos para financiar empresas, ligando-as a aforradores e a outros investidores, facilitando a liquidação de transações, promovendo hábitos de poupança e canalizando parte das poupanças para novas e atraentes oportunidades de investimento. Este processo contribui para o financiamento da economia, permitindo simultaneamente melhorar a eficácia da alocação de capital e apoiar a inovação e empreendedorismo.
Promover a liquidez nos mercados
Os mercados de capitais proporcionam a possibilidade de investir em instrumentos financeiros com diferentes perfis de risco, apelando às preferências dos diferentes investidores. Facilitam a circulação de capitais e a liquidez, dada a possibilidade de investir e alienar através da compra e/ou venda dos instrumentos financeiros nos mercados. Os empreendedores têm no mercado de capitais uma alternativa para diminuir o seu risco patrimonial. E poderem transformar em liquidez parcelas do seu património empresarial.
Determinar preços de forma eficiente
Os mercados de capitais permitem a formação de preços, pelo encontro entre a oferta a procura que se encontra (quase) imediatamente presente, com base na informação disponível sobre as empresas emitentes. Em algumas plataformas de negociação, a formação de preços ocorre em tempo real.
Servir como uma via alternativa de financiamento
Os mercados de capitais minimizam os custos de transação e de obtenção de informação para Emitentes e Investidores, ao disponibilizarem fontes alternativas de financiamento que podem ser usadas para além do financiamento bancário.