Última atualização:
Em comparação com um processo de IPO, um SPO será um processo menos exigente para todos os envolvidos na operação e, naturalmente, com um nível de custos inferior para a Empresa
Um SPO poderá estar sujeito ao mesmo tipo de custos que surgem num processo de IPO. No entanto, os custos tendem a ser geralmente inferiores no caso de um SPO, considerando que os esforços necessários para o seu planeamento, preparação e comercialização são tipicamente inferiores.
Com base em informação financeira disponível de empresas portuguesas cotadas, o custo total médio de um SPO tende a situar-se num intervalo entre 1% a 5% do montante total dos fundos angariados durante a oferta.
Tipicamente, quanto maior for a oferta, maior é o nível de custos, em termos absolutos. No entanto, em termos relativos, a proporção de custos no valor das receitas da oferta é tanto menor quanto maior for a oferta.
Consulta recomendada: 3.1.3. Custos do IPO – principais custos do processo de SPO (exceto as comissões Euronext, dado que o preçário tem um modelo all-inclusive, não sendo cobradas comissões relativas a eventos corporativos como aumentos de capital)